top of page
Família e assistente social

Sabe o que são as coberturas de invalidez nos seguros de vida?

Os seguros de vida, cuja cobertura principal é a morte por doença ou acidente, são uma ferramenta importante para a proteção do património das famílias.

Entre os diversos tipos de seguros de vida disponíveis no mercado, existem os seguros de vida com coberturas complementares de Invalidez, em caso de doença ou acidente, garantindo o pagamento de um capital. As coberturas de invalidez destacam-se por oferecerem garantias específicas e importantes no quadro da proteção financeira das famílias, permitindo fazer face às despesas acrescidas que ocorrem nessas situações.

Mas o que são exatamente estes seguros e como funcionam? Neste artigo vamos explorar um pouco estas diferenças.

O que é o seguro de vida com cobertura de invalidez definitiva?

O seguro de vida com cobertura de invalidez definitiva garante proteção financeira, através do pagamento de uma indemnização (capital seguro), caso a pessoa segura se encontre em situação de invalidez em consequência de doença ou acidente.

Para se acionar esta proteção terão de se verificar os requisitos aplicáveis, os quais podem variar de acordo com o estipulado no contrato de seguro. São exemplo de requisitos:

a) A pessoa segura ficar total e definitivamente incapaz de exercer qualquer atividade remunerada;

b) Apresentar um grau de incapacidade igual ou superior a uma percentagem definida no contrato, de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidade por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais;

c) Caso a cobertura de invalidez dependa da profissão que exerce, é requisito incapacidade de desempenho de funções inerentes a essa profissão;

d) A incapacidade ser reconhecida por uma determinada entidade (por exemplo, Segurança Social, Tribunal do Trabalho, Médico do Segurador ou Junta Médica).

Quais são os benefícios da cobertura invalidez definitiva?

A cobertura de invalidez assegura o pagamento de uma indemnização com que pode cobrir despesas resultantes de uma situação de incapacidade permanente, ajudando a suportar os custos elevados associados a tratamentos médicos, cuidados especializados e outras despesas. Caso o contrato de seguro esteja associado a um contrato de crédito à habitação, pode também servir para pagamento do capital em dívida nos termos que tenham sido acordados.

Como se determina o grau de incapacidade?

A incapacidade é determinada de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 352/2007, de 23 de outubro. Como já se referiu, o contrato de seguro pode estabelecer critérios específicos para se acionar a garantia e poder beneficiar da cobertura.

Em resumo: diferenças entre as coberturas de invalidez disponíveis a reter!

A principal diferença entre os seguros de vida com coberturas de Invalidez reside no grau de invalidez necessário para acionar a cobertura e no impacto que esta tem a nível profissional:

  • Alguns contratos só podem ser acionados em casos de invalidez elevada e que não permite o exercício de qualquer atividade profissional;

 

  • Outros contratos podem ser acionados quando a pessoa fica incapacitada de exercer a sua profissão ou qualquer outra atividade profissional remunerada compatível com os seus conhecimentos. Têm, por isso, uma garantia mais ampla, tendo em regra um valor de prémio mais elevado.

Como sei então qual é o seguro mais adequado para mim?

A escolha de um seguro de vida com coberturas de invalidez deve ter em conta a disponibilidade financeira e a necessidade de proteção individual e familiar.

Deverá analisar as coberturas, comparando as condições, requisitos para acionar as garantias e os benefícios de diferentes seguradores, para escolher o seguro que melhor se adapta às suas necessidades.

Lembre-se sempre de consultar um profissional especializado para um melhor aconselhamento e o apoiar na avaliação todas as opções antes de tomar a sua decisão de contratação.

Nota: Esta informação não dispensa a consulta da documentação específica de cada seguro.

Autoria: Finanças para Todos com apoio à produção da Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A

bottom of page