Criada em 1991, a CMVM tem como principal objetivo supervisionar e regular o mercado de capitais português, isto é, o local onde aqueles que procuram investimento (maioritariamente, as empresas) encontram aqueles que procuram investir (os investidores), e as entidades que nele operam.Combate a esquemas fraudulentos, apoio ao investidor e informação sobre temas relacionados com instrumentos financeiros (como ações e obrigações) são apenas alguns exemplos dos serviços prestados por esta Comissão que são úteis a milhares de pessoas todos os dias.Enquanto entidade supervisora dos intermediários financeiros e das entidades gestoras de mercados, a CMVM sanciona as organizações que não cumprem as normas legais.
A CMVM tem também como função apoiar os investidores nas reclamações e mediar conflitos entre entidades sujeitas à sua supervisão e entre estas e os investidores.
Incerto sobre a legitimidade de uma entidade?
A CMVM identifica todas as entidades que estão devidamente reconhecidas e autorizadas a prestar os vários tipos de serviços financeiros.
Se não tem a certeza sobre a legitimidade de uma empresa ou entidade, poderá consultar o site da CMVM para o descobrir.
Do mesmo modo, o site da CMVM apresenta também uma lista (que está em constante atualização) de atividades fraudulentas e avisos para que qualquer investidor possa estar devidamente alertado para os diversos perigos.
Antes, porém, de iniciarmos qualquer atividade de investimento, devemos estar devidamente informados sobre as decisões que estamos prestes a tomar. Para tal, a CMVM tem a preocupação de divulgar informação diversa e relevante a todas as pessoas que pretendem investir. No seu site é possível encontrar brochuras, estudos e publicações que podem ajudar com os primeiros passos a quem deseja aprender mais sobre o tema do investimento e procure tomar decisões responsáveis com as suas poupanças.
No site do Finanças para Todos, destacamos algumas brochuras, mas poderá encontrar todos os conteúdos aqui.
Concluindo, a CMVM pode ser uma aliada útil sobretudo a quem pretende investir, nomeadamente através do seu papel de supervisão e de educação financeira.
Autoria: Finanças para Todos