top of page
Doctor High Five

Seguro ou Plano de Saúde:
Qual a melhor opção para si?

Com a crescente variedade de opções no mercado, escolher a melhor forma de proteção em caso de necessidade de cuidados de saúde pode ser um verdadeiro desafio.

Dois produtos frequentemente confundidos são os seguros de saúde e os planos de saúde. Embora possam parecer semelhantes, as suas garantias e funcionamento são bastante distintos.

Quais são as principais diferenças?

Seguros de Saúde

  • Cobertura de Despesas: A seguradora assegura parte das despesas, assumindo o risco relativo à saúde do cliente (pessoa segura).

  • Questionário de Saúde: Necessário para avaliar o estado de saúde antes da contratação do seguro, podendo daí resultar exclusões ou custos adicionais (agravamento do prémio).

  • Limites de Idade: Podem existir restrições quanto à idade de adesão e permanência.

  • Forma de Pagamento: Flexível, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

  • Utilização: Pode ser feita na rede de prestadores (ex: hospitais, clínicas) ou através de reembolso de despesas em prestadores que não tenham acordo direto com a seguradora.

  • Garantias: Frequentemente, inclui cobertura de internamento hospitalar, consultas, exames, tratamentos e, por vezes, tratamentos dentários como cobertura opcional.

Planos de Saúde

  • Desconto em Serviços: O cliente suporta as despesas, ainda que a preços previamente acordados com a empresa.

  • Sem Questionário de Saúde: Não há necessidade de avaliação prévia do estado de saúde.

  • Sem Limites de Idade: Regra geral, não existem restrições de idade.

  • Forma de Pagamento: Normalmente anual, mas pode ser parcelado mensalmente.

  • Utilização: Exclusiva na rede de prestadores.

Garantias: Disponibiliza descontos em consultas e tratamentos de ambulatório, mas raramente em internamento hospitalar.

E qual é o enquadramento legal de cada opção?

  • Seguros de Saúde: Regulados pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), com obrigações específicas de informação ao consumidor.

  • Planos de Saúde: Podem ser comercializados por diversas entidades, não sendo sujeitos a controlo especial por entidade de supervisão tal como ocorre no caso dos seguros de saúde.

Quais os aspetos financeiros a considerar?

  • A nível de preço: Planos tendem a ser mais económicos que seguros, mas o custo depende do que seja contratado. Nos seguros de saúde o valor do prémio depende das garantias do contrato e pode variar em função da idade, enquanto nos planos o valor é igual para todas as idades.

  • A nível fiscal: Os prémios de seguros de saúde podem ser deduzidos no imposto sob rendimento de pessoas singulares (IRS), até um limite estabelecido, por oposição ao que acontece com os planos, que não dão direito a dedução.

Onde e de que forma posso usufruir dos benefícios?

  • Seguros de Saúde: Podem cobrir despesas de internamento, consultas, exames, tratamentos e alguns serviços dentários. Podem, ainda, disponibilizar a opção de reembolso para serviços fora da rede.

  • Planos de Saúde: Proporcionam descontos para serviços de saúde na rede convencionada.

No fim qual é então a melhor opção?

A resposta correta é: depende!

A escolha entre um seguro de saúde e um plano de saúde depende das necessidades individuais e financeiras de cada um.

Por um lado, os seguros de saúde garantem uma proteção mais abrangente, especialmente em casos de internamento e cirurgias. São por isso ideais para quem procura uma cobertura mais completa e a cobertura de imprevistos que podem exigir um grande esforço financeiro.

Por outro lado, os planos de saúde podem ser uma opção económica para quem deseja apenas acesso a cuidados médicos privados a preços mais vantajosos.

Deve ser por isso uma escolha individual considerando as disponibilidades financeiras e os objetivos de proteção individual e da família, tendo sempre em atenção as diferenças existentes em cada uma das opções.

Nota: Esta informação não dispensa a consulta da documentação específica de cada seguro ou plano. Lembre-se sempre de avaliar cuidadosamente todas as opções antes de tomar a sua decisão de contratação.

Autoria: Finanças para Todos com apoio à produção da Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A

bottom of page